segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Reitor da Universidade Gregoriana de Roma 
Aula Magna na Unicap

O Reitor da Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, Padre François Xavier Dumortier, proferiu na tarde desta quarta-feira (1º) uma aula magna por ocasião do  5º Encontro Docente e 6º Fórum dos Funcionários da Unicap. A solenidade reuniu, no auditório G1, gestores, professores e funcionários. Na ocasião, a comunidade acadêmica conheceu a nova marca dos jesuítas no Brasil através da exibição de um vídeo que explicava o significado de cada um dos símbolos que compõem a marca.

A mesa foi composta pelo Reitor da Unicap e novo presidente da Federação Internacional das Universidades Católicas, Padre Pedro Rubens; pelo Bispo de Palmares, Dom Genival Saraiva; e pela professora Maria Aparecida Abrão, do curso de Teologia. Além, claro, do Pe. Dumortier. O convidado estudou no Instituto de Ciências Políticas de Paris, onde também cursou Direito e especializou-se em Filosofia do Direito. No Centre Sèvres, estudou Teologia e Filosofia e, em 1991, tornou-se diretor do 2º ciclo da instituição. Em 1997, assumiu a direção geral, cargo que exerceu até 2003, quando se tornou Provincial  Jesuíta da França. Em setembro de 2010, foi nomeado pelo Papa Bento XVI Reitor da Gregoriana, a universidade católica mais antiga do mundo.

A instituição jesuíta localizada em Roma tem 2.800 estudantes. E os números não deixam dúvidas do perfil internacional daquela IES. A maior parte dos alunos (3/4) é de estrangeiros vindos de 132 países. Mais da metade é de não-europeus. A Gregoriana está organizada em seis faculdades: Teologia, Filosofia, Direito Canônico, História da Igreja, Ciências Sociais e Missiologia; dois institutos: Espiritualidade e Psicologia; e seis centros.

Pedro Rubens e Dumortier são amigos de longas datas. Eles se conheceram há mais de dez anos no Centre Sèrvres, época em que o Reitor da Unicap fazia mestrado. “Ele fez o meu acompanhamento espiritual e nos tornamos amigos. Agora, vamos transformar nossa amizade em parcerias e projetos”, disse Pedro Rubens ao dar as boas-vindas ao amigo francês.

Ao começar a sua explanação, Dumortier disse, em português, que estava muito feliz com a oportunidade de estar na Unicap. No discurso, ele destacou o caráter singular de uma universidade “seja ela grande ou pequena, antiga ou recente”. Falou também dos desafios e questões da formação intelectual universitária. Ideias que foram ancoradas a partir da vivência dele à frente da Universidade Gregoriana.” O que está em jogo hoje nesta formação é compreender a memória do passado para construir um novo olhar sobre o futuro”.

Confira a apresentação aqui ou a íntegra do discurso do Padre Dumortier.

Imagens e texto: http://www.unicap.br/assecom1/?p=32411

Nenhum comentário:

Postar um comentário